Olá visitante, seja bem-vindo. Entrar - Cadastre-se

Criatório Mario Salviato recebe pesquisadores de Delaware, Estados Unidos

Publicado em: Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2017

Na última semana o Criatório de Aves Irineu Salviato, de Porto Ferreira, recebeu o professor e pesquisador Carl Schmidt e e o estudante de biologia Blair Schneider, ambos da Universidade de Delaware, da cidade de Newark, Estado de Delaware, Estados Unidos.

 

A motivo da presença dos pesquisadores no criatório foi a coleta de material genético para um projeto de caracterização das variações nos genes de aves da espécie Gallus gallus em países da região equatorial.

 

Até o momento já foram coletadas amostras de países da África e existe um interesse em determinar as variações genéticas nessa espécie de ave na América do Sul, justificando o interesse no Brasil. O objetivo geral da pesquisa é identificar genes que controlam as repostas ao estresse ocasionado por altas temperaturas, com o intuito de aumentar a tolerância das aves a ondas de calor.

 

O contato entre o criatório e os pesquisadores foi feito por Matheus de Paula Reis, da Unesp que é parceira do criatório, com pós-doutorado.

Para se conhecer o material genético, já foram coletadas 196 amostras, de 60 variedades de galinhas, com ênfase das raças Índio Gigante, Ketros e Músico Brasileiro, que despertaram muito interesse do pesquisador.

 

O resultado da análise do material genético coletado será passado futuramente ao Criatório, que também será citado na publicação científica do pesquisador para o mundo. Com o mapeamento genético o Criatório conhecerá definitivamente o que tem em variedade.

 

O que mais impressionou o pesquisador Carl foi diversidade de variedades de galináceos aqui encontrada, dizendo que nunca tinha visto nada semelhante em outro lugar, sendo que mesmo ficou muito agradecido pela recepção e colocou que, com certeza, isso muito vai ajudar a encontrar o que procuram, que é aumentar a resistência das aves ao calor e, por sua vez, proporcionar alimento mais barato, com custo mais barato e agredindo menos as aves e o meio ambiente.

 

Acompanharam e auxiliaram o trabalho de coleta do material o responsável técnico do Criatório, Alan Comim, sua esposa Natália, bem como os funcionários Sr. João e Dona Idalina.
 

Uma equipe da EPTV São Carlos esteve cobrindo o trabalho de coleta, já que o assunto é de relevância que ultrapassa os limites do município de Porto Ferreira.


Nossos produtos são comercializados apenas através do nosso site.