Olá visitante, seja bem-vindo. Entrar - Cadastre-se

Unesp realizará avaliação de algumas raças de galinhas do Criatório de Aves Mário Irineu Salviato

Publicado em: Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015

Na segunda-feira (14) o Criatório de Aves Mário Irineu Salviato, de Porto Ferreira-SP, recebeu a visita de Prof. Edney Pereira da Silva, orientador do departamento de zootecnia da UNESP de Jaboticabal, e os alunos Felipe de Lima Junqueira Franco Fabbri, Débora Siniscalchi, Lindomar de Oliveira Alves, discentes do projeto que realizará uma avaliação de algumas raças criadas por Mário Salviatto.O projeto tem por objetivo avaliar o rendimento de carcaça, sabor e seguindo o modo de bem estar animal, isso é uma inovação pois é a primeira vez que uma universidade brasileira vai estudar a fundo raças nacionais e importadas seguindo um padrão diferente do padrão comercial de corte.

 

RESUMO DO PROJETO

A pesquisa tem por objetivo descrever o potencial de crescimento e caracterizar zootecnicamente seis genótipos utilizados nas criações ao ar livre, em diferentes nichos de mercado no Brasil. Os genótipos a serem estudados serão: Salviato, Índio Gigante, Leghorn, Conish, Cobb500, Bankiva. A pesquisa consistirá em seis tratamentos com quatro repetições de oito aves. O ensaio será realizado no Laboratório de Ciências Avícolas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Campus de Jaboticabal.

 

O ensaio terá duração de 120 dias.Serão avaliados os parâmetros: bem-estar, endoparasitas, desempenho, rendimento de carcaça e qualidade da carne. Os dados de consumo e peso corporal serão utilizados construir a perfil de consumo e crescimento em função do tempo de cada genótipo, respectivamente.

 

As avaliações de carcaça serão analisadas por meio de teste de comparação múltipla. As variáveis de bem-estar e endoparasitas serão transformadas em escores e analisados utilizando teste não paramétrico. Com base nos resultados a serem obtidos será possível construir perfis de crescimento e alimentação, bem como, avaliar a eficiência alimentar e viabilidade econômica e cada genótipo para o sistema de criação ao ar livre.

 

Isso pode avaliar até a questão do paladar pela a carne do frango caipira e aí definir o que realmente é uma carne diferenciada.


Nossos produtos são comercializados apenas através do nosso site.