Olá visitante, seja bem-vindo. Entrar - Cadastre-se

Ovoscopia – Confira 3 dicas essenciais de como utilizar corretamente seu ovoscópio

Publicado em: Segunda-feira, 15 de Junho de 2020

O que é ovoscopia? Como e quando utilizar seu ovoscópio no processo de incubação artificial de aves domésticas!

A incubação artificial é de fundamental importância para o desenvolvimento da produção de aves domésticas, principalmente dos pintainhos. Por isso, nós da GP Chocadeiras acreditamos que torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de tecnologias adequadas para otimizar este processo, visando aumentar o número de nascimentos e diminuir problemas inerentes ao período durante a incubação.

Diante deste cenário de oportunidades de melhoria no processo de manejo de aves domésticas, é imprescindível o aumento da taxa de eclosão nos processos de incubação artificial, por meio da criação de uma ambiente interno mais favorável.

Esse procedimento só é possível ser realizado através de uma luz forte que se coloca por trás dos ovos, o que permite que possamos enxergar o seu interior. Dessa maneira, é muito mais fácil garantir a qualidade dos ovos que serão incubados, com rapidez e facilidade, e consequentemente do processo de incubação, no caso da galinha 504 horas (21 dias).

Mas o que é ovoscopia?

Ovoscopia é uma técnica que consiste em colocar o ovo contra uma fonte de luz, preferencialmente num local escuro, para verificar se o ovo está fértil (galado), ou seja, se há embrião ou não dentro do ovo.

Como realizar a ovoscopia?

Como a ovoscopia é um procedimento simples, é natural verificarmos pessoas utilizando a lanterna de celulares, lâmpadas, e até mesmo velas como fonte de luz. No entanto, recomendamos a utilização de ovoscópios, até mesmo porque, por mais simples que seja, é um procedimento que visa criar uma ambiente interno mais favorável no decorrer de todo processo de incubação.
A consequência de criar este ambiente mais favorável é impactar de forma mais efetiva na taxa de eclosão e na reprodução de aves como um todo.

A ovoscopia deve ser feita em 3 momentos distintos e cruciais:

1- Antes de colocar os ovos na chocadeira, pois dessa forma você evitará utilizar ovos rachados ou trincados, com múltiplas gemas, com manchas de sangue no interior da casca, e eventuais defeitos na parte externa da casca. É de extrema importância evitar que ovos com as deformidades acima rachem no decorrer da incubação, infectando os demais ovos.
2- O segundo momento de se utilizar o ovoscópio deve ser com 1/3 da incubação, no caso das galinhas com 7 dias, para verificar a fertilidade dos ovos. Neste momento se for verificado algum ovo infértil será necessário tirá-lo da chocadeira, pois a possibilidade de ele apodrecer e contribuir para que os demais ovos também apodreçam é muito grande.
3- O último momento de se realizar a ovoscopia dever ser com 2/3 da incubação, no caso de ovos de galinha, no 14° dia. Neste momento o objetivo será de verificar quais embriões se desenvolveram, devolvendo-os na chocadeira. No caso dos ovos em que o embrião não se desenvolveu, deverão ser descartados, até mesmo para que não apodreçam, e consequentemente, emitam gases que venham a criar um ambiente interno insalubre para os demais ovos nos dias restantes da incubação.

Comece a implementar estas 3 dicas da correta utilização do ovoscópio ainda hoje, e proporcione aos embriões um ambiente interno mais harmonioso já na sua próxima incubação.

Espero que depois destas informações valiosas para sua criação de aves, você faça a ovoscopia ou utilize corretamente seus ovoscopio.

Se acaso quiser saber mais sobre onde comprar ovos férteis, ovoscopia, chocadeiras, acessórios para chocadeiras e demais processos sobre a incubação artificial de aves domesticas, entre em contato com nossa equipe. Teremos o prazer de atendê-lo.

Aproveite e se inscreva em nossos canais:
YouTube: https://bit.ly/3bvN3al
Assine a Newsletter: https://bit.ly/2QPG1FH
Siga no Instagram: https://bit.ly/2UkjLps
Siga no Facebook: https://bit.ly/2UnEpF3
Conheça nosso site: https://bit.ly/39qwY4e


Nossos produtos são comercializados apenas através do nosso site.